Esta é uma iniciativa de subscrição aberta e voluntária e pretende estimular a adoção de compromissos sobre práticas circulares na Região, permitindo reunir e divulgar informação sobre exemplos concretos de circularidade a decorrer, realçando o que a região já faz neste domínio.
O Pacto visa a subscrição de até três compromissos/ações que contribuam para a transição para uma economia circular na região.
Integrado na Agenda Regional de Economia Circular do Centro, o Pacto é dirigido a todas as entidades públicas e privadas com atividade na Região Centro.
Consideram-se potenciais entidades subscritoras as seguintes: municípios; juntas de freguesia; comunidades intermunicipais, entidades da administração central que operem na região; instituições particulares de solidariedade social; empresas (públicas ou privadas); associações (empresariais, territoriais, setoriais, culturais ou de desenvolvimento local); instituições de Ensino Superior (públicas ou privadas); outras entidades do sistema científico e tecnológico regional (centros tecnológicos, clusters, incubadoras e laboratórios colaborativos); universidades séniores, entre outras.