Projetos

São aqui elencados projetos relevantes para a promoção da transição para uma Economia Circular e que contam com o envolvimento da CCDRC,
enquanto entidade dinamizadora da Agenda Regional de Economia Circular.



Em curso

Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

Em dezembro de 2019 a CCDRC propôs um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro a todas as entidades (públicas e privadas) com atividade na região Centro. De subscrição aberta e voluntária, este Pacto pretende estimular a adoção de compromissos sobre práticas circulares na Região. Para saber mais informações sobre este Pacto, clique aqui.


Centro Green Deal

O projeto Centro Geen Deal (Centro GD) procura responder aos desafios propostos para a área das compras públicas. Tendo, desde o seu início, o apoio de dois peritos do Ministério das Infraestruturas e da Gestão das Águas do Governo holandês (Rijkswaterstaat), este é um  projeto pensado à semelhança do Green Deal on Circular Procurement desenvolvido pela Rijkswaterstaat e adaptado ao contexto da região Centro. Saiba mais sobre o Centro Green Deal aqui.


Ação-piloto “Strategic Public Procurement”

A CCDRC candidatou o Centro Green Deal (Centro GD) à ação-piloto “Strategic Public Procurement”, promovida pela DG Regio, tendo esta candidatura sido aprovada. Neste contexto, o projeto Centro GD encontra-se a receber apoio técnico e orientações práticas do departamento de compras públicas da OCDE que é responsável pelo desenvolvimento da iniciativa financiada pela Comissão Europeia e que pretende apoiar países e regiões no uso estratégico das suas compras públicas. Mais informações podem ser encontradas aqui.


REPLACE – REgional PoLicy Actions4Circular Economy

A CCDRC é uma das entidades parceiras do projeto REPLACE – REgional PoLicy Actions for Circular Economy (Ações de política regional para a economia circular), aprovado pela 4ª convocatória do Programa Interreg Europe. Este projeto pretende integrar, desenvolver e capitalizar das lições aprendidas no projeto H2020 SCREEN (no qual a CCDRC já tinha sido uma das entidades parceiras), envolvendo decisores políticos e autoridades de gestão com o objetivo comum de melhorar os Programas Operacionais Regionais (ROPs) de modo a facilitar a transição para uma Economia Circular. Para mais informações sobre o REPLACE, pode consultar a página do projeto aqui, ou na página do Interreg Europe.


CircPro – Smart Circular Procurement

Dos mecanismos possíveis para promover a economia circular, a alteração dos processos de compra é uma das opções com grande potencial. Tal como sugerido pela Comissão Europeia, a compra circular diz respeito à compra de bens e serviços através de uma lógica que promove o fechar de ciclos de energia e materiais, minimizando os impactos ambientais negativos e a criação de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida. Assumindo esse princípio, o principal objetivo do CircPro é o de disseminar as compras circulares no âmbito dos instrumentos de política identificados pelas entidades parceiras do projeto. Ainda que todas contribuam para o fechar de ciclos, as abordagens adotadas passam pelo estímulo à compra de produtos de melhor qualidade, à aquisição de produtos novos e inovadores, mas também à adoção de novos modelos de negócio. Pode saber mais sobre este projeto aqui.


URGE – circUlaR buildinG citiEs

O projeto URGE visa conceber políticas urbanas integradas sobre a circularidade no setor da construção – um grande consumidor de matérias-primas – uma vez que existe uma lacuna no conhecimento sobre este tema, para o qual se pretende alcançar uma compreensão profunda. Através de uma abordagem e uma metodologia customizadas, este projeto visa contribuir para que a dimensão circular seja amplamente integrada nas grandes obras do setor da construção. O URGE irá assim acelerar a transição para uma economia circular. Pode saber mais sobre este projeto aqui.

Projetos encerrados

Ação-piloto “Boosting Circular Economy amongst SME’s”

No segundo semestre de 2017, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) foi selecionada pela Comissão Europeia (CE), num total de 64 candidaturas, para integrar uma ação-piloto, que teve como objetivo promover e estimular as pequenas e médias empresas (PME) da Região Centro na transição para uma Economia Circular. Mais informações aqui.


SCREEN – Synergic Circular Economy across European Regions

No contexto da Estratégia de Especialização Inteligente este projeto teve por objetivo promover a transição para a Economia Circular através de uma abordagem sistémica, replicável, nas regiões da União Europeia, através da identificação e implementação de sinergias operacionais entre as ferramentas de investimento do H2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, para além de contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de negócios eco inovadores em diferentes cadeias de valor e ampliar as práticas de economia circular, através da colaboração entre as regiões. Para mais informações sobre o projeto, visite a página do SCREEN.