Ferramentas

São aqui disponibilizadas diferentes ferramentas de apoio a todos os agentes regionais que pretendam aprofundar
os seus conhecimentos e integrar os princípios da Economia Circular no contexto das suas organizações e no seu quotidiano.


Aquisição Circular em 8 etapas

O livro Circular Procurement in 8 steps já se encontra disponível em português, com o título “Aquisição Circular em 8 etapas”. Esta tradução resulta da colaboração entre a CCDRC e o governo holandês no âmbito do projeto Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares. Para consultar esta publicação, aceda aqui: http://agendacircular.ccdrc.pt/livro-aquisicao-circular/.

publicado a 5 de maio de 2021


BCSD Portugal lança nova ferramenta de circularidade para empresas

O BCSD Portugal lançou a versão portuguesa dos “Indicadores de Transição Circular V2.0” (Circular Transition Indicators V2.0)desenvolvidos pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e por 30 empresas-membro. Esta ferramenta distingue-se por ser feita por empresas, para empresas, ajudando-as de forma simples a medir o seu grau de circularidade, definir objetivos de melhoria e monitorizar o seu desempenho circular. A versão 2.0, lançada este ano, inclui indicadores dedicados à circularidade da água, de desempenho financeiro e ainda orientações para a bioeconomia. Para consultar o documento, visite o seguinte endereço: https://bcsdportugal.org/wp-content/uploads/2021/03/CTI_2_BCSD_VF-1.pdf.

publicado a 17 de março de 2021


Substituir a linha pelo círculo | A transição para a Economia Circular

O IAPMEI, em parceria com o LNEG, lançou um vídeo que alerta para a necessidade de as empresas integrarem estratégias que apoiem a transição para uma Economia Circular. O vídeo apresenta 10 ideias-base para as empresas trabalharem com sucesso para a Economia Circular, indicando oportunidades, benefícios e potenciais impactes. Este vídeo é mais um resultado do KATCH_e, tendo sido desenvolvido já após a conclusão deste projeto, que terminou em 2019 e foi coordenado pelo LNEG. Para consultar o vídeo, visite a notícia na página do LNEG, aqui: https://www.lneg.pt/substituir-a-linha-pelo-circulo-a-transicao-para-a-economia-circular/.

publicado a 26 de janeiro de 2021


Eurostat – Economia Circular

Ao longo dos últimos anos, a Economia Circular tem vindo a tornar-se um dos temas centrais nos compromissos assumidos pela UE em matéria de sustentabilidade. O papel do Eurostat é disponibilizar aos cidadãos e agentes políticos um acesso direto aos dados mais relevantes, com o objetivo de apoiar a monitorização do progresso nesta área. Para além disso, também se disponibiliza informação relevante para os agentes económicos, como as empresas e os consumidores, sobre as tendências atuais dos modelos de produção e consumo. Para consultar os indicadores, tabelas, publicações e outras informações interessantes, visite: https://ec.europa.eu/eurostat/web/circular-economy.

publicado a 9 de outubro de 2020


Fashion Footprint Tool

A plataforma online da marca Farfetch lançou uma ferramenta de avaliação da pegada ambiental no setor da moda, com o objetivo de ajudar os consumidores a compreender e medir o impacto ambiental das suas decisões de compra e como as suas escolhas podem afetar o planeta. A ferramenta está disponível para apoiar os consumidores, no momento de compra, a identificar os materiais que podem reduzir o impacto ambiental da sua decisão e a incluir peças de segunda mão nos seus guarda-roupas. Para saber mais sobre esta ferramenta, visite: https://www.farfetch.com/pt/fashionfootprinttool.

publicado a 9 de setembro de 2020


Guia: How to Run a Community of Practice on Circular Procurement

A Circular Flanders anunciou a publicação de um novo guia com base nas experiências do seu Green Deal em Compras Circulares, com dicas e conhecimentos importantes para inspirar outras comunidades a seguir o seu exemplo. Para consultar esta publicação, visite a seguinte página: https://aankopen.vlaanderen-circulair.be/en.

publicado a 4 de setembro de 2020


SHARING Research Report

A VVA Economics & Policy, juntamente com a ÖIR e a shareNL, publicou um relatório final, financiado no contexto de um projeto ESPON, sobre a “Economia colaborativa, urbana e circular”, relacionado as abordagens da economia circular e da economia colaborativa. Este estudo apresenta um modelo para as autoridades locais e regionais que tentam entender os impactos das iniciativas de economia colaborativa e circular nas suas regiões. Além do relatório final e dos seis casos de estudo, este projeto também desenvolveu um guia prático direcionado principalmente aos promotores das políticas regionais e locais sobre como tirar partido das iniciativas de economia colaborativa e circular do seu território. Para mais informações, consulte a seguinte página: https://www.collaborativexcircular.com/.

publicado a 20 de julho de 2020


Unschool of Disruptive Design – Free Resources

A Unschool of Disruptive Design tem um conjunto de ferramentas disponíveis de forma gratuita e de livre acesso que têm por objetivo apoiar e capacitar diferentes entidades no seu processo de mudança, através da promoção da inovação social e da sustentabilidade. Para aceder a estes recursos, visite: https://online.unschools.co/collections?category=free-content.

publicado a 14 de julho de 2020


Relatório “How moving to a Circular Economy can help the UK to build back better”

O WRAP (Waste and Resources Action Programme) acredita que a transição para uma economia mais circular pode ajudar o Reino Unido a recuperar do impacto económico resultante da pandemia atual. No mais recente relatório, argumentam que a mudança para uma economia mais circular deve constituir um elemento essencial do plano de recuperação do Reino Unido, uma vez que esta abordagem tem o potencial de promover o crescimento, a criação de emprego, maior resiliência e maior sustentabilidade ambiental. O relatório apresenta seis recomendações para a transição para uma Economia Circular, mais resistente e mais sustentável, que podem ajudar outras regiões e países com ambições semelhantes. Para mais informações, visite: https://www.wrap.org.uk/buildbackbetter.

publicado a 29 de junho de 2020


Circulytics – measuring circularity

A Circulytics é uma ferramenta desenvolvida pela Fundação Ellen MacArthur que permite avaliar o desempenho das organizações no domínio da Economia Circular. Para as empresas, é uma ferramenta importante que permite medir a circularidade das suas atividades e identificar oportunidades para adotar ou incorporar práticas circulares. Para proceder ao registo da sua empresa e submeter a informação qualitativa e quantitativa necessária, para que possa receber uma avaliação do nível de circularidade e respetiva descrição dos resultados, visite a seguinte página: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/resources/apply/circulytics-measuring-circularity.

publicado a 29 de junho de 2020


Guia para a implementação da Diretiva dos Plásticos de uso único

Em colaboração com a Rethink Plastic, a Zero Waste Europe desenvolveu um guia para os municípios e comunidades locais que procuram apoio na implementação da Diretiva SUP da UE. Este guia tem como objetivo fornecer exemplos e conselhos concretos sobre as diferentes ações que cidades e municípios podem implementar para reduzir a poluição dos plásticos, contribuindo para o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva. Saiba mais informações aqui: https://zerowastecities.eu/local-guidance-on-implementing-the-sup-directive/.

publicado a 8 de junho de 2020


Ferramenta de autoavaliação da Economia Circular

Os parceiros do projeto INTERREG POCTEP CircularLabs disponibilizaram uma ferramenta de autoavaliação que permite avaliar o grau de implementação da economia circular nas empresas e instituições. Após completar o estudo de autoavaliação, a ferramenta oferece um diagnóstico inicial, que permite comparar com a média dos diferentes setores, bem como acompanhar os resultados dos estudos subsequentes de modo a monitorizar a evolução da economia circular nas organizações. Para experimentar esta ferramenta gratuita, aceda aqui.

publicado a 8 de junho de 2020


The Sustainable Fashion Glossary

O Sustainable Fashion Glossary (Glossário para moda sustentável) é o resultado de uma parceria do Centro de Moda Sustentável (CSF) da London College of Fashion, com contribuições dos editores da Vogue e revisão por parte de uma rede de académicos e investigadores da área da sustentabilidade de todo o mundo. Esta ferramenta foi pensada para ajudar a aprofundar e desenvolver o conhecimento sobre os termos e o léxico relevante para os temas da sustentabilidade. Para saber mais, visite este endereço: https://www.condenast.com/glossary/glossary-introduction.

publicado a 20 de maio de 2020


Circular Transition Indicators (CTI)

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), juntamente com 26 dos seus associados, desenvolveu uma ferramenta online para medir a circularidade. Os Indicadores de Transição Circular (CTI) são uma ferramenta simples, objetiva e quantitativa que pode ser aplicada a empresas de todos os setores, tamanhos, posições na cadeia de valor e geografias. Para aceder a esta ferramenta, visite a página da WBCSD.

publicado a 7 de maio de 2020


E-book – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020

Foi publicado o e-book ‘Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020’, que compila 46 iniciativas que oferecem uma visão não exaustiva das ações, projetos e programas em curso em Portugal. Pode consultar este e-book aqui: https://www.quercus.pt/ebook-alimentar-boas-praticas.

publicado a 16 de abril de 2020


SCALER Project – Guides & Outlooks

O Projeto SCALER do EIT Climate Kic, um projeto financiado pelo Horizonte 2020 da UE, lançou dois novos guias para a indústria: um Guia Rápido para ajudar as indústrias a aumentar a eficiência através do compartilhamento de recursos industriais com outras empresas para minimizar o seu desperdício e criar mais valor a partir de sua produção e um Outlook de Sinergias, com uma lista de 100 potenciais consórcios que poderiam ser implementadas na indústria de processos europeia, ajudando as empresas a identificar possíveis trocas de resíduos com outras empresas. Os documentos estão disponíveis aqui: https://www.scalerproject.eu/resources/guides-outlooks.

publicado a 28 de fevereiro de 2020


Circular City Funding Guide

Já está disponível para consulta o Guia de Financiamento de Cidades Circulares, onde se encontram informações e apoio para o financiamento de projetos e atividades circulares num contexto urbano, desenvolvido no âmbito da parceria ‘Agenda Urbana para a Economia Circular’. Mais informações disponíveis em https://www.circularcityfundingguide.eu/.

publicado a 12 de fevereiro de 2020