Jogo Centro Circular

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) desenvolveu um jogo online de Economia Circular com objetivos de educação ambiental, circular e sustentável, para promover, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Centro, junto da comunidade escolar.

O jogo Centro Circular, apresenta-se como uma atividade de tabuleiro de utilização online, dirigida aos alunos (envolvendo também professores e família) dos 2º e 3º ciclos de ensino, que frequentem qualquer escola da Região, e pode ser utilizado em contexto de aula ou em formato de batalhas remotas, podendo ser jogado em computador, tablet ou smartphone. Os conteúdos do jogo encontram-se divididos em cinco categorias: Eficiência Hídrica; Eficiência Energética; Eficiência Material; Conceção e Produção; e Aquisição e Consumo.

Este jogo foi usado como mote para a criação do Concurso Regional Centro Circular, que decorreu entre 19 de abril e 31 de maio de 2022, e cujos objetivos visaram a educação e sensibilização da comunidade escolar sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular, promovendo uma maior consciencialização dos impactos ambientais, sociais e económicos determinados pelas ações e comportamentos humanos.

A primeira edição da competição premiou os alunos, professores e Escola que angariaram mais pontos durante o período de competição, e gerou uma forte adesão da comunidade escolar, com o registo de 2652 jogadores e a participação de 65 escolas. Envolveram-se no jogo 95 professores, 610 alunos do 2º ciclo e 1862 do 3º ciclo. Durante toda a competição foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores).