Reconhecendo a pertinência das compras públicas circulares, enquanto instrumento impulsionador de economia circular a partir de organizações públicas, a CCDRC decidiu lançar a 2.ª edição desta iniciativa.
A iniciativa dirige-se às entidades públicas localizadas na região Centro previamente selecionadas pela CCDRC, I.P.. Para a 2.ª edição foram definidas como potenciais signatárias as seguintes tipologias de entidades: Comunidades Intermunicipais, Institutos Politécnicos e Universidades. A estas acrescem ainda as entidades que tenham participado na 1.ª edição.
São signatárias da Carta de Compromisso da 2.ª Edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares as seguintes 15 entidades (nove já participantes na 1.ª edição e seis novas entidades):
- Câmara Municipal de Fornos de Algodres
- Câmara Municipal do Fundão
- Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
- Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
- Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
- Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
- Comunidade Intermunicipal do Oeste
- Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Unidade Local de Saúde de Coimbra
- Universidade da Beira Interior
- Universidade de Coimbra
As entidades participantes beneficiam, durante o período de vigência da 2.ª edição do Centro GD, de um processo de formação-ação sobre compras públicas circulares, assente no seguinte:
a) ações de formação mensais;
b) sessões de apoio à implementação dos procedimentos de contratação.
A 2.ª edição do Centro GD tem a duração de um ano. A carta de adesão foi formalizada a 02 de julho 2024 numa cerimónia de assinatura conjunta. O desenvolvimento das ações de capacitação e dos procedimentos de compras públicas assentes em princípios de economia circular, decorrerá entre setembro de 2024 e junho de 2025.