
Reconhecendo a pertinência das compras públicas circulares, enquanto instrumento impulsionador de economia circular a partir de organizações públicas, a CCDR Centro decidiu lançar a 2.ª edição desta iniciativa.
A iniciativa dirigiu-se às entidades públicas localizadas na região Centro previamente selecionadas pela CCDR Centro. Para a 2.ª edição foram definidas como potenciais signatárias as seguintes tipologias de entidades: Comunidades Intermunicipais, Institutos Politécnicos e Universidades. A estas juntaram-se ainda nove entidades participantes na 1.ª edição.
Entidades subscritoras:
- Câmara Municipal de Fornos de Algodres
- Câmara Municipal do Fundão
- Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
- Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
- Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
- Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
- Comunidade Intermunicipal do Oeste
- Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Unidade Local de Saúde de Coimbra
- Universidade da Beira Interior
- Universidade de Coimbra
As entidades participantes beneficiaram de um processo de formação-ação sobre compras públicas circulares, com um total de 10 ações de formação e sessões de apoio à implementação dos procedimentos de contratação.
A 2.ª edição do Centro GD teve a duração de um ano, tendo início a 02 de julho 2024 com a cerimónia de assinatura conjunta da carta de adesão. O desenvolvimento das ações de capacitação decorreram de outubro de 2024 a junho de 2025, culminando com a apresentação dos resultados a 02 de julho de 2025.