Lançado no dia 8 de abril de 2019, o projeto Centro Geen Deal (Centro GD) procura responder aos desafios propostos para a área das compras públicas. Tendo, desde o seu início, o apoio de dois peritos do Ministério das Infraestruturas e da Gestão das Águas do Governo holandês (Rijkswaterstaat), este é um projeto pensado à semelhança do Green Deal on Circular Procurement desenvolvido pela Rijkswaterstaat e adaptado ao contexto da região Centro.
Entende-se que esta iniciativa traz benefícios para a região e para cada um dos participantes envolvidos, não só no que se prende com a dimensão económica envolvida, como no que diz respeito à forma como cada entidade participante se posiciona na região: sustentável, responsável e inovadora. Para além disso, cada aquisição de produto e/ou serviço circular, permite o estímulo ao desenvolvimento de um modelo de negócio circular desencadeando impactos socioeconómicos relevantes no contexto local, regional e nacional.
Compromisso das entidades:
- lançar dois concursos de contratação pública, adequados aos princípios da economia circular, até ao final do projeto e,
- partilhar todo o conhecimento adquirido durante este processo, contribuindo para assegurar uma rede colaborativa de aprendizagem.
A CCDRC enquanto entidade dinamizadora do projeto, comprometeu-se a promover esta partilha do conhecimento através de duas ações principais:
1. Apoio na criação de uma rede de entidades e regiões que trabalham sobre compras circulares, mobilizando entidades nacionais e internacionais com responsabilidades e/ou objetivos pertinentes ao projeto;
2. Assegurando um eficaz desenvolvimento do projeto e a coesão interna da equipa de trabalho do Centro GD.