São aqui identificadas boas práticas em Economia Circular da Região Centro.
BabyLoop
Compra e venda de artigos de puericultura
Carrinhos, berços, camas de bebé são objetos que os pais investem quando nascem os primeiros filhos mas que rapidamente se tornam ‘monos’ lá em casa. E que tal vender esses objetos? Há 220 mil agregados familiares que os promotores do BabyLoop consideram que poderão beneficiar da oferta deste novo projeto de economia circular criado pelos fundadores do Book In Loop e Carolina Patrocínio.
Tipo de Estratégia:
Extensão do ciclo de vida: reutilização, remanufatura, recondicionamento
Banco de óculos
Recolha de armações e lentes usadas e sua redistribuição
Este projeto tem como objetivo recolher óculos usados (armações e lentes), doados por particulares, para distribuir posteriormente por pessoas carenciadas (crianças, adultos e idosos). Atualmente com ações piloto a decorrer Coimbra e Lisboa, o projeto disponibiliza caixas de recolha em supermercados e farmácias, sendo depois os óculos encaminhados para instituições públicas e privadas, para que sejam encaminhados para quem mais precisa. O Banco de Óculos assume-se assim com duas vertentes, uma socialmente responsável focada na solidariedade social e outra ambiental visto que estes óculos seriam de outra forma descartados.
Tipo de Estratégia:
Extensão do ciclo de vida: reutilização, remanufatura, recondicionamento
Vine & Wine Residues
Investigação portuguesa dá novo rumo a resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho
Na produção do vinho são gerados resíduos que apresentam muitos dos compostos encontrados na planta original. Estes ao conterem elevado valor biológico suscitam interesse em serem recuperados, indo ao encontro das diretivas da União Europeia no programa Horizonte 2020 para a gestão dos resíduos agroalimentares: reciclar, reutilizar e recuperar. O Projeto, que envolve parcerias com várias universidades portuguesas e diversas empresas vitivinícolas, pretende desenvolver métodos de conceção de produtos alimentares a partir da recuperação de resíduos agroalimentares provenientes da vinha e do vinho.
Tipo de Estratégia:
Valorização de subprodutos e resíduos
Universidade de Coimbra
Resíduos da madeira do eucalipto para o tratamento de águas residuais
Pela primeira vez, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu floculantes naturais a partir de resíduos da madeira de eucalipto para tratamento de águas residuais.
A floculação é uma etapa essencial no tratamento tradicional de efluentes, muito utilizada nas estações de tratamento de águas residuais municipais ou industriais (ETARs), e consiste na agregação de pequenas partículas, formando flocos (aglomerados de partículas) que permitem depois a remoção de contaminantes. No entanto, atualmente, os materiais utilizados para promover a floculação, os designados floculantes, são de origem fóssil (petrolífera), os mais comuns à base de poliacrilamidas. Considerando a quantidade de resíduos de eucalipto que é produzida anualmente, em resultado da atividade da indústria da pasta do papel no nosso país, a equipa liderada por Graça Rasteiro, do Departamento de Engenharia Química da FCTUC, decidiu apostar neste subproduto.
Tipo de Estratégia:
Valorização de subprodutos e resíduos
Book in Loop
De novo, como novo
A Book in Loop vende livros escolares usados 60% mais baratos que o preço de venda ao público. Trata-se de uma plataforma de compra e venda online de livros escolares usados, com pontos de recolha pelo país, que promove não só um desconto de 60% na compra de livros, como a obtenção de alguma receita com os manuais que estão já não estão a ser usados lá em casa.