Visita à Roclayer–Packaging Compounds S.A.
A última visita no âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro decorreu na Beira Baixa, a 20 de novembro de 2024, na Roclayer–Packaging Compounds S.A., em Vila Velha do Ródão.
Esta entidade subscreveu, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido o compromisso de produzir cantoneiras baseadas na reutilização de resíduos gerados na fábrica; promover a utilização de polímero reciclado (resultante das purgas da extrusora) e, ainda, a recuperação de solventes através do processo de destilação.
Da Beira Baixa participam, na segunda edição do Pacto, outras entidades, nomeadamente, a INOVCLUSTER– Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, a CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, a Câmara Municipal de Oleiros e a Roclayer – Packaging Compounds, S.A..
No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 11 ações de economia circular, nomeadamente, no âmbito da valorização de subprodutos e resíduos, da produção “limpa” e ecoeficiência e da sensibilização e envolvimento social.
publicado a 22 de novembro de 2024
Visita ao Centro Tecnológico das Indústrias do Couro
A sétima visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro decorreu no Médio Tejo, a 13 de novembro de 2024, no Centro Tecnológico das Indústrias do Couro.
Esta entidade subscreveu, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido o compromisso de promover a valorização de efluentes do processo de curtumes para estudo, bem como a valorização de resíduos de outras indústrias para retirar extratos tânicos e aplicar no processo industrial de curtumes.
Do Médio Tejo participam, na segunda edição do Pacto, nove entidades: os municípios de Alcanena, Tomar e Vila de Rei; a Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro; o Instituto Politécnico de Tomar; a TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo e a VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A..
No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 23 ações de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade bastante diversificadas, que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.
publicado a 15 de novembro de 2024
Visita às empresas EcoXperience, Mistolin Company e MPlastic, Lda.
A sexta visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro decorreu na Região de Aveiro, a 6 de novembro de 2024, em três empresas localizadas em Vagos: Mistolin, S.A.; MPlastic, Lda. e EcoXperience, Lda..
Estas empresas subscreveram, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido compromissos no âmbito da valorização de subprodutos e resíduos, consumo de energia elétrica de origens sustentáveis e o uso responsável de recursos.
Da Região de Aveiro participam, na segunda edição do Pacto, 14 entidades, de entre municípios; associações de desenvolvimento local; entidades do sistema científico e tecnológico e empresas.
No seu conjunto, estas entidades têm impulsionado a economia circular na Região através da implementação de ações que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.
publicado a 7 de novembro de 2024
Visita ao Instituto Politécnico de Viseu
A quinta visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro decorreu em Viseu Dão Lafões, a 23 de outubro de 2024, no Instituto Politécnico de Viseu, concretamente, no Pavilhão das Madeiras da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Esta entidade subscreveu, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido compromissos relevantes no âmbito da valorização de resíduos agro-florestais.
Para além do Instituto Politécnico de Viseu, participam, na segunda edição do Pacto, outras duas entidades da região de Viseu Dão Lafões, designadamente, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Viseu e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar nove ações de economia circular, sobretudo, no âmbito da valorização de subprodutos e resíduos, da desmaterialização, da extensão do ciclo de vida de produtos e, ainda, do uso eficiente de recursos.
publicado a 23 de outubro de 2024
Visita à Sirplaste – Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos, S.A.
A quarta visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro decorreu na Região de Leiria, a 18 de outubro de 2024, nas instalações da Sirplaste – Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos, S.A..
Esta empresa subscreveu, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido compromissos relevantes no âmbito da circularidade da cadeia de valor de resíduos plásticos pós consumo.
Da Região de Leiria participam, na segunda edição do Pacto, outras entidades, nomeadamente, o Município da Batalha; o Instituto Politécnico de Leiria; o Centro Social Padre Fernando Diogo; a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.
No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 18 ações de economia circular, sobretudo, no âmbito da valorização de subprodutos e resíduos, da desmaterialização, da extensão do ciclo de vida de produtos e, ainda, do uso eficiente de recursos.
publicado a 21 de outubro de 2024
Visita à Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social
A terceira visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular da Região Centro decorreu na Região do Oeste, a 11 de outubro de 2024, nas instalações da Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social, localizada em Benedita, Alcobaça.
Com esta iniciativa, que se insere no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende-se dar a conhecer boas práticas de economia circular desenvolvidas na região, procurando estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais.
Para este Roteiro foram selecionadas ações assumidas pelos diferentes agentes no âmbito do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. As seis entidades da Região Oeste que participam nesta edição assumiram, no seu conjunto, 16 ações de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade bastante diversificadas que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.
Esta primeira edição abrange um conjunto de oito visitas, uma em cada CIM que constitui o território da região Centro, podendo consultar aqui o restante programa.
publicado a 15 de outubro de 2024
Visita à RESIESTRELA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
A segunda visita institucional no âmbito do Roteiro da Economia Circular da Região Centro decorreu na Região das Beiras e Serra da Estrela, no dia 03 de outubro, nas instalações da RESIESTRELA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., localizada na cidade do Fundão.
Com esta iniciativa, que se insere no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende-se dar a conhecer boas práticas de economia circular desenvolvidas na região, procurando estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais.
Para este Roteiro foram selecionadas ações assumidas pelos diferentes agentes no âmbito do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. A Beiras e Serra da Estrela foi uma das sub-regiões que registou maior número de subscritores, participando nesta segunda edição 23 entidades. As ações que estas entidades têm vindo a desenvolver vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.
Esta primeira edição abrange um conjunto de oito visitas, uma em cada CIM que constitui o território da região Centro, podendo consultar aqui o restante programa.
publicado a 03 de outubro de 2024
A CCDR Centro lança Roteiro da Economia Circular na Região Centro
A CCDR Centro lançou no dia 25 de setembro o Roteiro da Economia Circular na Região Centro nas instalações da Águas do Centro Litoral, S.A., seguido de uma visita ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
Com esta iniciativa, que se insere no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende-se dar a conhecer boas práticas de economia circular desenvolvidas na região, procurando estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais.
Para este Roteiro foram selecionadas ações assumidas pelos diferentes agentes no âmbito do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. A Região de Coimbra foi aquela que registou um maior número de assinantes, participando nesta segunda edição 31 entidades. As ações que estas entidades têm vindo a desenvolver enquadram-se num modelo circular de produção e consumo que visa minimizar o desperdício e maximizar o uso eficiente dos recursos.
Esta primeira edição abrange um conjunto de oito visitas, uma em cada CIM que constitui o território da região Centro, podendo consultar aqui o restante programa.
publicado a 26 de setembro de 2024
Workshop de Economia Circular no âmbito do Projeto Interreg-Europe Cheers4EU
No âmbito do Projeto Interreg-Europe Cheers4EU, do qual a CCDRC é parceiro associado, realiza-se, no próximo dia 25 de setembro, um evento dedicado à temática da economia circular.
Este evento, organizado pela Universidade de Coimbra, parceira oficial deste projeto, tem como objetivo partilhar conhecimento, discutir ideias inovadoras e estabelecer parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento sustentável das nossas empresas. A agenda do workshop incluirá uma apresentação detalhada do projeto, uma sessão interativa e diversas oportunidades de networking.
A sessão decorrerá no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e terá início pelas 14h. A inscrição deverá ser realizada através deste formulário.
Mais informação sobre o projeto Cheers3EU poderá ser consultada aqui.
publicado a 17 de setembro de 2024
15 entidades da região Centro assumem compromisso com compras públicas circulares
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) formalizou hoje, dia 2 de julho, em Coimbra, a 2.ª edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares, através da assinatura da Carta de Compromisso por parte das entidades participantes.
Este projeto destina-se a entidades públicas da região e tem como objetivo promover a economia circular na região Centro. Durante a sua vigência, entre setembro de 2024 e junho de 2025, os participantes beneficiam de um programa de capacitação e de apoio à implementação de procedimentos de aquisição de bens e serviços compatíveis com os princípios de economia circular.
São signatárias da Carta de Compromisso da 2.ª Edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares as seguintes 15 entidades (nove já participantes na 1.ª edição e seis novas entidades):
- Câmara Municipal de Fornos de Algodres
- Câmara Municipal do Fundão
- Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
- Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
- Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
- Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
- Comunidade Intermunicipal do Oeste
- Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Unidade Local de Saúde de Coimbra
- Universidade da Beira Interior
- Universidade de Coimbra
publicado a 02 de julho de 2024
Concurso Regional Centro Circular premeia alunos e professores envolvidos na valorização da economia circular
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) promoveu no dia 11 de abril, em Coimbra, a Grande Final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular, disputada pelos alunos apurados na primeira fase do concurso – Top 10 em cada um dos ciclos a concurso – oriundos de várias Escolas da região Centro. Os vencedores são: no 2.º ciclo, Gabriela Domingues, da Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1.º lugar), Bruno Amorim (2.º lugar) e Gabriel Matos (3.º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte; no 3.º ciclo, Martim Ramos (1.º lugar), Dinis Abrantes (2.º lugar) e Francisco Roque (3.º lugar), todos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda. Foram estabelecidos prémios para Alunos, Professores e Escola. A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, foi a grande vencedora por ter registado o maior número de participações. Na categoria “Professores” destacaram-se duas professoras da Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz, Rosa Queiroz Folha e Susana Correia e, ainda, o professor Rui Bulha da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, pelos contributos dados na criação de novas perguntas de quiz, quer na preparação de jogos para os seus alunos. Mais informações em: https://agendacircular.ccdrc.pt/jogo-centro-circular-3-a-edicao/
publicado a 11 de abril de 2024
CCDRC promove novos compromissos para valorização da economia circular na Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) realizou no dia 30 de novembro, no Fundão, a cerimónia de formalização da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, com a subscrição de 100 entidades, que se traduzem em mais de 230 propostas de ação para implementar até 2025. A primeira edição do Pacto, terminada em 2022, foi subscrita por 86 entidades. Do conjunto de 237 ações propostas, foi possível cumprir ou superar 61% das metas, 21% foram parcialmente cumpridas e apenas 18% não foram executadas o que se deveu, em grande medida, aos efeitos da pandemia. Para mais informações e consulta da lista de entidades subscritoras, visite: https://agendacircular.ccdrc.pt/pacto-institucional-2-a-edicao/
publicado a 30 de novembro de 2023
Consulta Pública aos Manuais ENCPE2020
No âmbito da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020) encontram-se em Consulta Pública, entre 08/04 e 13/05/2022 , os manuais produzidos pelos novos grupos de trabalho (GT) para definição de critérios ecológicos, relativos aos seguintes bens e serviços prioritários: GT 13 – Aquecedores de Ambiente e Aquecedores de Preparação de Água Quente; GT 14 – Equipamentos de Representação Gráfica, Consumíveis e Serviços de Impressão; GT 15 – Centros de Dados, Salas de Servidores e Serviços Cloud. Os contributos recolhidos por meio do presente processo de consulta permitirão enriquecer os manuais elaborados, dotando o Estado Português de um conjunto importante de ferramentas para aquisição de bens e serviços de forma sustentável e alinhadas com as prioridades nacionais em matéria de Economia Circular, Eficiência Energética e Neutralidade Carbónica. Para mais informações e acesso à documentação aceda ao portal Participa, através do seguinte endereço: https://participa.pt/pt/consulta/consulta-publica-aos-manuais-encpe2020_250.
publicado a 14 de abril de 2022
Prémio Nacional de Contratação Pública Inovadora e Sustentável
A Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (PMEP)) estabeleceu um prémio visando distinguir as melhores práticas nacionais da aplicação da nova cultura de inovação e sustentabilidade aos mercados públicos em Portugal. Este prémio distinguirá a formação de contratos utilizando procedimentos incluindo a publicação de anúncio e incidirá sobre os documentos preparados para a formação do contrato, dando especial atenção ao critério de qualificação (quando o procedimento adotado inclua a prévia qualificação), aos requisitos estabelecidos e ao critério de adjudicação adotado. No âmbito dos critérios que serão considerados pelo júri, destaca-se a consideração e qualidade na formulação de requisitos relativos à sustentabilidade (economia circular, ambiente, energia, etc.). As candidaturas devem ser enviadas até 29 de Abril de 2022 e os resultados serão anunciados no 2º trimestre de 2022. Para saber mais informações, visite: https://www.apmep.pt/premio-2/.
publicado a 16 de março de 2022
Film4Energy Challenge
A Comissão Europeia está a organizar mais uma edição do Concurso de Vídeo sobre Eficiência Energética (Film4Energy Challenge), que convida as escolas de toda a União Europeia a fazer um pequeno vídeo sobre a importância de poupar energia na luta contra as alterações climáticas. Para participar, os alunos (entre os 12 e os 15 anos) devem produzir um vídeo de até 1 minuto (com a ajuda dos seus professores) sobre as vantagens da poupança de energia. A competição decorrerá até 15 de fevereiro de 2022 e os vencedores serão anunciados em março de 2022. Mais informações em: https://ec.europa.eu/info/news/commission-launches-video-competition-schools-film4energy-challenge-2021-sep-14_en.
publicado a 20 de setembro de 2021
Prémio Novo Bauhaus Europeu
O período para apresentação de candidaturas ao Prémio Novo Bauhaus Europeu terminou no passado dia 1 de junho de 2021. Das mais de 2000 candidaturas recebidas, são agora 60 os projetos que têm possibilidade de ganhar nas diferentes categorias identificadas. No próximo dia 16 de setembro, serão conhecidas as boas práticas, os exemplos e os conceitos que ilustram claramente a sustentabilidade, a estética e a inclusão na Europa! Para mais informações, visite: https://prizes.new-european-bauhaus.eu/.
publicado a 8 de setembro de 2021
Já são conhecidas as primeiras quadro redes de cidades circulares portuguesas
Já terminou a fase de avaliação de mérito das candidaturas aos concursos para a criação de Redes Cidades Circulares (RC2). Os concursos implicavam propostas para a constituição das RC2 nos temas “Urbanismo e Construção”, “Ciclo Urbano da Água”, “Relações Urbano-Rurais” e “Economia Urbana para a Circularidade”. Foram aprovadas quatro RC2, uma por cada tema prioritário da Iniciativa Cidades Circulares (InC2). Para consultar os municípios que integram estas redes e as propostas selecionadas, visite: https://smart-cities.pt/noticias/redes-cidades-circulares-3007/.
publicado a 16 de agosto de 2021
Pré-inscrições abertas para a participação no CIRCO Hub Portugal
Estão abertas as pré-inscrições para a participação no CIRCO Hub Portugal. O primeiro track de formação sobre modelos de negócio circulares inicia-se em setembro de 2021 e destina-se a empresas responsáveis pela fabricação de produtos. A primeira sessão de formação sobre design circular para designers decorrerá em outubro. A participação é gratuita. Para saber mais informações, visite: https://circohubportugal.lneg.pt/.
publicado a 30 de julho de 2021
Revista Kéramica – Construção Sustentável / Economia Circular
Já foi publicada a edição número 370 da revista Kéramica, a revista oficial da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, dedicada à Construção Sustentável e à Economia Circular. Esta edição, que conta com um artigo dedicado à Agenda Circular para o Centro de Portugal, desenvolvido pela CCDRC, pode ser consultada aqui: https://issuu.com/apicer-ceramicsportugal/docs/keramica370.
publicado a 23 de julho de 2021
Consulta pública sobre a iniciativa “Produtos Sustentáveis”
publicado a 26 de maio de 2021
Projeto BEST-ReMaP: à procura de técnicos em compras públicas
O Município de Copenhaga está à procura de técnicos de compras públicas que trabalhem ou estejam interessados em trabalhar sobre o tema das refeições sustentáveis, para troca de experiências e conhecimento, no âmbito do projeto Europeu Best-ReMaP. Mais informações, aqui: https://www.linkedin.com/feed/update/urn%3Ali%3Aactivity%3A6797509240438214656/.
publicado a 12 de maio de 2021
Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da ENEA 2020 – Proteger a vida terrestre
Já foi publicado o Aviso n.º 6106/2021 – Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da ENEA 2020 – Proteger a vida terrestre, estando a decorrer o período de receção de candidaturas. Para saber mais informações, visite: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/sensibilizacao-ambiental/apoiar-uma-nova-cultura-ambiental-no-ambito-da-enea-2020-proteger-a-vida-terrestre.aspx.
publicado a 16 de abril de 2021
Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da ENEA 2020 – Produção e Consumo Sustentáveis
Já foi publicado o Aviso n.º 6700/2021, referente ao apoio financeiro a projetos direcionados a uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 — Produção e consumo sustentáveis. Para saber mais informações, visite: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/sensibilizacao-ambiental/apoiar-uma-nova-cultura-ambiental-no-ambito-da-enea-2020-producao-e-consumo-sustentaveis.aspx.
publicado a 16 de abril de 2021
Apoiar no âmbito da ENEA 2020 – Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis
Já foi publicado o Aviso n.º 6528/2021, referente ao apoio financeiro a projetos direcionados a uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 — Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis. Para saber mais informações visite: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/sensibilizacao-ambiental/apoiar-uma-nova-cultura-ambiental-no-ambito-da-enea-2020-comunidades-sus.aspx.
publicado a 16 de abril de 2021
Economia Circular em Freguesias (JUNTAr +)
O Fundo Ambiental publicou um aviso de abertura de candidaturas destinado a apoiar soluções locais de economia circular, cujos beneficiários são as Juntas de Freguesia, que podem apresentar projetos isoladamente ou em parceria com outras juntas de freguesia, universidades, empresas, ONGA, associações culturais e socais, entre outras entidades. As candidaturas estão abertas até ao dia 21 de maio de 2021. Mais informações em: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/residuos-e-economia-circular/economia-circular-em-freguesias-juntar-.aspx.
publicado a 15 de abril de 2021
Competição – “Circular Economy” Kick-Start
A Agência Espacial Europeia está a organizar uma competição, a “Circular Economy” Kick-Start, para equipas que tenham ideias relacionadas com a Economia Circular e que usem dados de satélite ou tecnologias espaciais. Os temas identificados para a promoção de ideias circulares são os seguintes: alimentação e bebidas; moda e têxteis; vida urbana; e sistemas de resíduos. Para saber mais informações, consulte: https://business.esa.int/funding/invitation-to-tender/circular-economy.
publicado a 31 de março de 2021
Inquérito – Barómetro da Economia Circular no Cluster Engineering & Tooling
O CENTIMFE, em articulação com a POOL-NET, pretende apoiar as empresas do Cluster Engineering &Tooling na transição para uma Economia Circular. Nesse sentido, desenvolveram o Barómetro da Economia Circular, com o objetivo de perceber o nível de conhecimento das empresas sobre a abordagem da Economia Circular. As questões recaem sobre as atividades desenvolvidas e as carências que as empresas precisam de colmatar, e de que modo é que o CENTIMFE poderá contribuir para adotarem esta abordagem. O inquérito está disponível para preenchimento até às 18:00 de 29 de março, neste endereço: https://www.centimfe.com/barometro-economia-circular.html.
publicado a 23 de março de 2021
2º Aviso#3 – Apoio ao aumento de eficiência de recursos ligados às empresas do setor marítimo
Estão abertas as candidaturas ao EEA Grants para o desenvolvimento de produtos e tecnologias já disponíveis no mercado ou desenvolvimento de novos, utilizando o lixo marinho como matéria prima. Para saber mais sobre este Aviso, dedicado ao aumento da eficiência de recursos ligados às empresas do setor marítimo, visite o seguinte endereço: https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/crescimento-azul/concursos/2%C2%BA-aviso3-apoio-ao-aumento-de-eficiencia-de-recursos-ligados-as-empresas-do-setor-maritimo/.
publicado a 17 de março de 2021
Prémio PROCURA+
Estão abertas as candidaturas à edição de 2021 do Prémio Procura+ com o objetivo de reconhecer boas práticas de compras públicas nas seguintes quatro categorias: compras sustentáveis, compras de inovação, compras inovadoras de TIC e iniciativa de compras do ano. Para saber mais informações, visite a página da iniciativa: https://procuraplus.org/awards/.
publicado a 1 de março de 2021
Redes Cidades Circulares: Concursos Abertos!
Estão já publicados em Diário da República n.º 25/2021, Série II, de 2021-02-05, os Avisos de abertura dos concursos para a constituição das Redes Cidades Circulares, para cada um dos quatro temas prioritários da InC2. O período de submissão de candidaturas decorrerá entre 10 de fevereiro e 5 de março de 2021. Para saber mais informações, visite o seguinte endereço: http://cidadescirculares.dgterritorio.gov.pt/concursos.
publicado a 22 de fevereiro de 2021
Torres Vedras aderiu ao compromisso ambiental “Green City Accord”
A Câmara Municipal de Torres Vedras aderiu ao “Green City Accord”, um compromisso ambiental que visa tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos. A Declaração Política de Compromisso foi assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras no dia 23 de novembro de 2020. O “Green City Accord” é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia, que pretende complementar os acordos assumidos no âmbito do “Pacto dos Autarcas para a Energia e Clima”. Poderá saber mais informações sobre este processo no seguinte endereço: https://ec.europa.eu/environment/topics/urban-environment/green-city-accord_en.
publicado a 16 de fevereiro de 2021
PACTO PORTUGUÊS PARA OS PLÁSTICOS
Está a decorrer a 2.ª fase da campanha do Pacto Português para os Plásticos (PPP), uma plataforma liderada pela Associação Smart Waste Portugal que conta com o apoio institucional da Direção-Geral das Atividades Económicas, agora com foco nos Rs de “Reutilizar” e “Reciclar”. A campanha “Vamos Reiventar o Plástico” visa a sensibilização dos consumidores e aposta numa abordagem online, com presença nas redes sociais e no website. Para saber mais sobre esta iniciativa, visite o seguinte endereço: https://www.pactoplasticos.pt/.
publicado a 28 de janeiro de 2021
Projeto Centro Green Deal destacado pela Comissão Europeia
O projeto Centro Green Deal (Centro GD), coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, foi destacado pela Comissão Europeia como uma boa prática no desenvolvimento da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) ao nível regional. O Centro GD, que visa o lançamento de procedimentos de contratação pública que incluam princípios de economia circular, foi considerado pelos peritos do Joint Research Center (JRC) um exemplo na prática da RIS3, como motor para o desenvolvimento de agendas transformativas que incluam projetos inovadores e atividades de cariz ecológico, que fomentem e impulsionem o crescimento económico regional. Para saber mais, visite: https://s3platform.jrc.ec.europa.eu/-/green-deal-on-circular-procurement-in-the-centro-region?inheritRedirect=true.
publicado a 14 de janeiro de 2021
SEED Innovation Vouchers
Estão abertas as candidaturas aos SEED Innovation Vouchers, para apoiar o desenvolvimento de projetos de PMEs do setor da construção, combinando soluções, tecnologias e/ou know-how de áreas como a indústria digital, a manufatura aditiva, as soluções baseadas na natureza e/ou reciclagem e a Economia Circular. Poderá consultar mais informações aqui.
publicado a 31 de dezembro de 2020
Selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”
A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) lançou o selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”, destinado a todas as entidades públicas e privadas que, no âmbito da sua atividade, desenvolvam iniciativas que visem prevenir, evitar ou medir o desperdício alimentar – os 3 objetivos estratégicos em que assenta a Estratégia e Plano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar. Para saber mais informações sobre este selo, de uso voluntário, visite a página da CNCDA.
publicado a 21 de dezembro de 2020
Green Solutions Awards 2020-21
Está a decorrer o prazo para submissão de candidaturas aos Green Solutions Awards 2019, na categoria dedicada à construção, para destacar projetos inovadores com bom desempenho energético e ambiental. Para saber mais sobre esta competição, visite a página da Construction21.
publicado a 18 de novembro de 2020
Portugal é o país mediterrânico com a maior pegada alimentar
A alimentação pesa 30 por cento na pegada ecológica dos portugueses, mais do que os transportes ou o consumo de energia. A percentagem faz de Portugal o país mediterrânico com a maior pegada alimentar per capita. A conclusão é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que deixa o alerta para uma balança muito desequilibrada: “Portugal importa 73 por cento dos alimentos e só o peixe e a carne ocupam cerca de metade do peso da pegada alimentar nacional”. Para saber mais informações, visite: https://www.ua.pt/pt/noticias/9/64704.
publicado a 10 de novembro de 2020
EcoX vence 2º lugar nacional do European Enterprise Promotion Awards 2020
A EcoX, empresa que produz detergentes através de resíduos, utilizando uma tecnologia patenteada em parceria com a Universidade de Coimbra, alcançou o 2º lugar nacional do European Enterprise Promotion Awards 2020 (EEPA) na categoria “Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos”. Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que tem por objetivo distinguir iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial, com um contributo relevante para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões. Para saber mais, visite: http://noticias.uc.pt/universo-uc/ecox-vence-2o-lugar-nacional-do-european-enterprise-promotion-awards-2020/.
publicado a 30 de outubro de 2020
Green City Accord
A Comissão Europeia apresentou, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, o Green City Accord, uma iniciativa que pretende incentivar cidades de toda a Europa a tornarem-se mais limpas e saudáveis, até 2030. A Comissão Europeia apoiará as cidades signatárias, proporcionando-lhes oportunidades de financiamento e assegurando uma melhor comunicação entre a União Europeia e os agentes políticos locais. Para saber mais informações, visite: https://ec.europa.eu/environment/topics/urban-environment/green-city-accord_en.
publicado a 28 de outubro de 2020
Projeto OrangeBee vence ECOTROPHELIA Europe
O projeto OrangeBee, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro e que consiste num preparado alimentar à base de aquafaba e pólen apícola que reutiliza desperdícios da indústria alimentar, foi o grande vencedor da competição ECOTROPHELIA Europe, a maior competição europeia em eco-inovação alimentar. Para saber mais sobre este projeto, visite: https://ecotropheliaportugal.com/media/portugal-vence-ecotrophelia-europe-2020/.
publicado a 27 de outubro de 2020
“Quando do velho se faz novo, todos ganham”
“Quando do velho se faz novo, todos ganham” é um projeto-piloto focado na devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, com o objetivo de incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis. Possibilitando que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas, este projeto procura contribuir para uma economia mais circular. De âmbito nacional, a iniciativa já abrange um conjunto de Municípios da Região Centro (Coimbra, Covilhã, Entroncamento, Leiria e Viseu). Para saber mais, visite: https://dovelhosefaznovo.pt/.
publicado a 23 de setembro de 2020
Candidaturas: EGLA 2022 e EGCA 2023
A Comissão Europeia abriu as candidaturas para os prémios Capital Verde Europeia 2023 (EGCA 2023) e Folha Verde Europeia 2022 (EGLA 2022), para reconhecer as cidades mais empenhadas na transição para a sustentabilidade. Mais informações em: https://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/news/EGCA-2023_EGLA-2022_Competition_Open.html.
publicado a 28 de agosto de 2020
Projeto FLIP Cordinhã
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai reparar e certificar equipamentos ortopédicos e geriátricos em segunda mão para serem reutilizados, no âmbito do projeto FLIP Cordinhã. O projeto, promovido pela Junta de Freguesia da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, visa a recuperação e reutilização de equipamentos ortopédicos e geriátricos para combater o desperdício e torná-los mais acessíveis à população. Para saber mais informações sobre este projeto, visite a seguinte página: https://flipcordinha.pt/.
publicado a 24 de agosto de 2020
C-Voucher
Estão abertas as candidaturas ao C-Voucher, um mecanismo que tem por objetivo apoiar as pequenas e médias empresas Europeias na adoção de modelos de negócio mais circulares. Para saber mais sobre este mecanismo e proceder à candidatura, visite a página: https://call-for-adopters.fundingbox.com/.
publicado a 13 de agosto de 2020
Projeto MOVELETUR – Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais
O Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (OesteSustentável) são duas das entidades parceiras do projeto MOVELETUR, dedicado ao tema da mobilidade sustentável. Saiba mais sobre este projeto através do destaque feito pela Comissão Europeia, que o classificou como prática exemplar, aqui: https://ec.europa.eu/regional_policy/en/projects/Spain/e-vehicles-combine-with-tourist-routes-for-a-green-experience-in-spain-and-portugal.
publicado a 12 de agosto de 2020
Covilhã – “Economia Circular Têxtil”
O município da Covilhã vai implementar “um sistema inovador de Economia Circular têxtil” em parceria com a plataforma TO-BE-GREEN e que vai permitir arranjar “uma solução nova para o vestuário em fim-de-vida”, tal com descreve a Câmara Municipal em comunicado. O programa visa combater o problema ambiental do descarte de máscaras descartáveis ou reutilizáveis em fim de vida com a TO-BE-GREEN a “permitir um tratamento ambientalmente correto desses produtos têxteis, com a sua valorização através de um processo de reciclagem”, descreve o documento. Para mais informações, consulte a notícia, aqui.
publicado a 15 de julho de 2020
Projeto EEA Grants – Oeste +Recicla
O EEA Grants aprovou o projeto da OesteCIM “Oeste +Recicla”, em parceria com a empresa Norueguesa Empower. Este projeto tem como principal objetivo promover a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, tendo por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis. Para saber mais sobre este projeto, visite o seguinte endereço: http://www.oestecim.pt/News/newsdetail.aspx?news=beee55d8-2eb0-4334-81d4-72f15cb120b1%E2%80%8B.
publicado a 15 de julho de 2020
Consórcio apoiado pela EEN-Portugal no combate à COVID-19
O Exército Português desenvolveu um conceito de isolador de descontaminação, em parceria com o setor académico e empresarial, que permitirá a reutilização de máscaras respiratórias pelos profissionais de saúde e cuidadores. Para mais informações sobre este projeto, clique aqui.
publicado a 5 de maio de 2020
EU Circular Economy Action Plan
A Comissão Europeia adotou um novo Plano de Ação para a Economia Circular – um dos pilares essenciais do Green Deal Europeu, a nova agenda Europeia para o crescimento sustentável. Consulte aqui, na íntegra, a Comunicação da Comissão: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:52020DC0098&from=EN.
publicado a 24 de março de 2020
CENTRO Autumn Course on Circular Economy
A CCDRC organizou, em conjunto com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e com o apoio do Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água do governo holandês (Rijkswaterstaat) e do Instituto Pedro Nunes, um Curso de Outono de Economia Circular (http://autumncourse.ccdrc.pt/), cujo objetivo principal foi o de partilhar conhecimentos e disseminar boas práticas sobre as mais diversas temáticas subjacentes ao conceito de Economia Circular. O Curso realizou-se entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, nas instalações da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes.
publicado a 28 de fevereiro de 2020