Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

Em dezembro de 2019 a CCDRC propôs um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro a todas as entidades (públicas e privadas) com atividade na região Centro.

De subscrição aberta e voluntária, este Pacto pretende estimular a adoção de compromissos sobre práticas circulares na Região. Tal permitirá reunir informação sobre as melhores práticas e exemplos concretos de circularidade e possibilitar a sua divulgação, incluindo através da comunicação social, realçando o que de mais original e inovador se faz na região neste domínio.

Esta iniciativa recebeu mais de 90 respostas de entidades manifestando o seu interesse, com 65 entidades a apresentarem propostas relevantes de ações e projetos promotores da Economia Circular na região.

As entidades subscritoras do Pacto apresentam tipologias diversas (por ex., associações setoriais e empresariais, centros tecnológicos, incubadoras, empresas, universidades e institutos politécnicos, municípios, comunidades intermunicipais, outras entidades regionais) e propõem ações concretas dentro das várias temáticas associadas à economia circular, tais como a valorização de subprodutos e resíduos, reutilização e reparação, compras circulares, mobilidade, remanufatura e distribuição, promoção de circuitos fechados e ações de sensibilização e disseminação.